Layssa Machado Engenharia
Brasil

Lula defende criação de meios de pagamento para transações entre países-membros dos Brics

Na cúpula dos Brics, realizada em Kazan, presidente também criticou atuação de países em guerra, como a Rússia, anfitriã do evento

Por Wander Lopes

23/10/2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira (23) a criação de meios de pagamento alternativos para transações financeiro-econômicas entre os países-membros dos Brics. A declaração foi dada durante participação, por videoconferência, da cúpula do grupo, realizada em Kazan, na Rússia. O chefe do Executivo abordou outros assuntos, como meio ambiente, cobranças a países em desenvolvimento e produção de vacinas.

“Não se trata de substituir nossas moedas, mas é preciso trabalhar para que a ordem multipolar, que almejamos, se reflita no sistema financeiro internacional. Essa discussão precisa ser enfrentada com seriedade, cautela e solidez técnica, mas não pode mais ser adiada”, argumentou Lula.

 

Lula busca reduzir a dependência em relação ao dólar e também para amenizar os custos operacionais de transações que envolvem os países. Na avaliação de economistas, a ideia pode trazer resultados positivos para a economia do bloco, mas não deve ser facilmente implementada.

Em seu discurso, o presidente brasileiro criticou a atuação de países que estão em guerra, como Rússia, anfitriã do evento, e Israel. “Como disse [o presidente da Turquia, Recep Tayyip] Erdogan, Gaza se tornou o maior cemitério de crianças e mulheres do mundo. Essa insensatez se alastra para a Cisjordânia e para o Líbano. Evitar uma escalada e iniciar as negociações de paz também é crucial no conflito entre Ucrânia e Rússia”, disse Lula.

Publicidades

Mais Notícias