‘Nadei com medo o tempo todo’: brasileiro Samir Barel fala sobre os desafios do Canal da Mancha, o Everest das águas abertas
Ultramaratonista aquático contou de quando ficou frente a frente com um tubarão e disse que contaminação por poluição é comum
“Estou sempre preparado para alguma prova.” Principal ultramaratonista aquático do país, Samir Barel, 41 anos, é reconhecido ao redor do mundo por executar com sucesso as travessias mais difíceis do planeta.
Entre elas, o Canal da Mancha, que liga a França à Inglaterra, “o Everest das águas abertas” — prova de 36 km, tecnicamente dificílima, na qual virou especialista.
Nascido em São José dos Campos, interior paulista, Barel começou na piscina ainda criança e migrou para o mar para vencer o medo. “Quando vinha onda grande, eu gritava dentro da água para espantar qualquer peixe que viesse junto, sabe?”
Acabou superando também os adversários e passou a dar aula: abriu sua própria assessoria, hoje com mais de 300 alunos, com o lema “somos todos capazes”.